terça-feira, 19 de outubro de 2010

A Champions League está de volta

A nata do futebol europeu entrará em campo nesse meio de semana, dias19 e 20 de outubro, pela 3ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League.

Claro destaque da rodada será o jogo dessa terça-feira entre Real Madrid x Milan, válido pelo grupo G, considerado o "Grupo da Morte", com 3 dos maiores vencedores da história da competição, que além de Real Madrid e Milan conta com o Ajax e por fim o Auxerre, da França, para dar uma compensada.

Vamos repassar os jogos, os grupos e as perspectivas de cada time nessa fase:

Grupo A
Inter de Milão - 4 pts
Tottenham (ING) - 4 pts
Werder Bremen (ALE) - 1 pt
Twente (HOL) - 1 pt

Jogos:
Inter x Tottenham - 20/10
Twente x Werder Bremen - 20/10

A priori, se vi esse grupo com a atual campeã, Inter, já com uma vaga nas oitavas de final assegurada e Tottenham e Werder Bremen brigariam pela 2ª vaga, o Twente, atual campeão holandês, correria por fora. Com a bola rolando o Werder mostrou um futebol muito pobre, sem seu principal jogador, Özil, negociado com o Real Madrid, assim como o Twente, de quem não se esperava muito. Inter e Tottenham tem tudo para conseguirem assegurar suas vagas e o clube inglês tentará surpreender os atuais campeões e ficar com a primeira colocação do grupo.

Grupo B
Lyon (FRA) - 6 pts
Schalke 04 (ALE) - 3 pts
Benfica (POR) - 3 pts
Hapoel Tel-Aviv (ISR) - 0 pts

Jogos:

Schalke 04 x Hapoel Tel-Aviv - 20/10
Lyon x Benfica - 20/10

O grupo B é o mais equilibrado de todos, não existe uma potência muito grande como cabeça de chave, mas por esse fato os clubes dessa chave estão num nível muito parelho. O Lyon, que encabeça esse grupo não estava na lista dos prés-cabeça de chave da UEFA, mas com a eliminação precoce do Sevilla na fase pré da Champions, acabou com essa encubência. Se o Lyon conseguir uma vitória em casa contra o Benfica ficará bem próximo da classificação e deixará ao clube português e ao Schalke apenas a 2ª vaga do grupo. O Hapoel é o grande saco de pancadas do grupo e quem perder pontos para o time israelense estará fadado apenas a Europa League, com a 3ª colocação.

Grupo C
Man Utd - 4 pts
Rangers (ESC) - 4 pts
Valencia (ESP) - 3 pts
Bursaspor (TUR) - 0 pts

Jogos:

Rangers x Valencia - 20/10
Man Utd x Busaspor - 20/10

O Man Utd é o principal favorito desse grupo e mesmo com o tropeço diante do fraco Rangers continua sendo a principal potência da chave, que conta também com o Valencia como 2ª força eminente, mesmo sem Villa e Silva, negociados, vem jogando muito bem. O Rangers é um time previsível demais e que se baseia na retranca, sem criatividade, não irá muito longe e o Busaspor é o mais fraco de todos, campeão turco, mas será a balança do grupo, que poderá roubar alguns pontos dos demais clubes do grupo em casa com sua fanática torcida.

Grupo D
Copenhagen (DIN) - 6 pts
Barcelona (ESP) - 4 pts
Rubin Kazan (RUS) - 1 pto
Panathinaikos (GRE) - 0 pts

Jogos:

Panathinaikos x Rubin Kazan - 20/10
Barcelona x Copenhagen - 20/10

Sim, o surpreendente Copenhagem é o líder do grupo que tem o Barcelona, mas o clube dinamarquês não fez mais do que o dever de casa, ganhando dos outros dois clubes do grupo e jogará com o Barcelona na 3ª rodada, já o Barcelona não fez o dever de casa e empatou, após sair perdendo, com o Rubin Kazan jogando na Rússia, aliás o Rubin que o Barcelona não conseguiu ganhar na última temporada em que caíram no mesmo grupo. Empate em Kazan e vitória do Rubin em Barcelona. Tudo deve tomar seus devidos lugares a partir de agora com o Barcelona retomando a liderança do grupo e o Conpenhagem saindo na frente na briga pela 2ª vaga.

Grupo E
Bayern Munich - 6 pts
Roma (ITA) - 3 pts
Cluj (ROM) - 3 pts
Basel (SUI) - 0 pts

Jogos:

Roma x Basel - 19/10
Bayern x Cluj - 19/10

Bayern e Roma saem muito na frente nesse grupo e devem conseguir com tranquilidade a vaga, apesar de ambos estarem em mal inicio em seus campeonatos nacionais, a Roma tem um começo pior e um elenco menos qualificado do que o Bayern, contudo, Cluj e Basel brigarão pela vaga na Europa League.

Grupo F
Chelsea - 6 pts
Spartak Moscou (RUS) - 6 pts
O. Marseille (FRA) - 0 pts
Zilina (EVQ) - 0 pts

Jogos:
Spartak x Chelsea - 19/10
O. Marseille x Zilina - 19/10

Chelsea disparado favorito a primeira vaga do grupo com 100% de aproveitamento, Spartak e Marseille correm atrás da 2ª vaga, com vantagem para o time do brasileiro Ibson, o Spartak saindo na frente do campeão francês com 2 vitórias nos 2 primeiros jogos.

Grupo G
Real Madrid - 6 pts
Milan - 4 pts
Ajax - 1 pto
Auxerre - 0 pts

Jogos:
Real Madrid x Milan - 19/10
Ajax x Auxerre 0 19/10

Considerado o grupo da Morte, o 2º colocado desse grupo enfrentará o campeão de outro grupo, provavelmente um time forte, e falar que alguém a não ser Real Madrid e Milan se classificando pra próxima fase chega a ser loucura. Caso o Real ganhe a partida contra o Milan, terá um pé na próxima fase como primeiro do grupo, já que o Milan empatou com o Ajax e ficará pra trás, mas é um jogo que pode acontecer de tudo, certamente o jogo de mais peso da 1ª fase.

Grupo H
Arsenal - 6 pts
Shakhtar (UCR) - 6 pts
Partizan (SER) - 0 pts
Braga (POR) - 0 pts

Jogos:
Braga x Partizan - 19/10
Partizan x Shakthar - 19/10

Outro grupo totalmente desequilibrado, com o Arsenal como grande favorito a 1ª vaga. Eu acreditava numa boa campanha do Braga, após eliminar o Sevilla na fase pré, mas com 2 sapatadas nas primeiras rodadas é quase uma carta fora do baralho e irá brigar apenas por Europa League. O Shakhtar, com uma legião de brasileiros, é a 2ª força do grupo e deverá conseguir a 2ª vaga.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Está faltando emoção!

O Brasileirão por ser um campeonato muito longo, torna o seu ínicio sem emoção e um pouco chato de acompanhar. Porém nesse ano está acontecendo um fator novo, o campeonato está entrando em sua fase decisiva, faltando apenas 8 rodadas para o termino, e os times parecem não estar empenhados o suficiente, as vezes tenho a impressão que não querem conquistar esse título, está sem emoção, com muitos placares empatados e os líderes tropeçando para times que estão colocados no meio termo da tabela de classificação.

1º Cruzeiro: perdeu para o grêmio no olimpico e teve sua liderança ameassada.
2º Fluminense: empatou com o botafogo em um jogo sem gols, perdendo assim a chance de voltar ao topo da tabela.
3º Corinthians: ainda sem tecnico definido, e com a arbitragem duvidosa consiguiu um empate com o Guarani.
4º Santos: foi derrotado pelo São Paulo no morumbi, perdendo assim a chance de subir uma colocação.
5º Inter: mais do que nunca na derrota pro flamengo provou que não esta se importando com o campeonato e que o foco é o mundial em dezembro.
6º Atletico Pr: venceu o perdido Góias e mesmo após a saída de Carpegiani está na briga por uma vaga na libertadores.
7º Grêmio: derrotou o líder com a ajudinha do apito, e com o Renato ex-gaucho no comando tem a melhor campanha do segundo turno.

Os cinco primeiros tiveram uma rodada para ser deletada da memória, e para provar o grau de dificuldade que está tendo o brasileirão nesse ano, infelizmente, a melhor campanha do segundo turno é do 7º colocado.
Na minha opinião: Cruzeiro, Fluminense e principalmente o Corinthians pelo que vem fazendo nas ultimas rodadas e pela falta de vontade de seus jogadores não merecem a primeira colocação.

Tanto o título quanto o G3 que ainda nessa segunda pode virar G4 novamente, estão abertos, quem errar menos leva.